UGT Global 171/2015

Boletim de Informações Sindicais   Ano 7   nº 171    15 de outubro de 2015

Leia neste número:

15 de Outubro: Dia do Professor – Neste 15 de Outubro comemoramos o Dia do Professor, talvez uma das mais antigas e valorizadas datas em homenagem a uma categoria profissional. Não poderia ser diferente: nós todos nos lembramos de nossos professores e professoras. No entanto, apesar de todo esse carinho, os professores são, talvez, a categoria profissional mais mal tratada do Brasil: baixíssimos salários e jornadas extenuantes. Salas de aula repletas, desrespeito, falta de condições para trabalhar. Ricardo Patah, presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores

Cresce a Greve dos Bancários – Indignados com a postura da Fenaban em se recusar a voltar a negociar e apresentar uma nova proposta para a categoria, os bancários aumentam ainda mais a greve em todo o país. Balanço do Comando Nacional registrava nesta quinta-feira (08/10) 10.369 agências e centros administrativos fechados.

CONTEC exige reabertura de negociação com FEBRABAN – A Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação – CEBNN/CONTEC (Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito), liderada por Lourenço Ferreira do Prado, esteve na sede da FENABAN (Federação Nacional dos Bancos) para entregar um documento exigindo a reabertura das negociações.

Câmara aprova redução de jornada no PPE – O Plenário da Câmara dos Deputados finalizou na quarta-feira a votação da Medida Provisória 680/15, depois de intensas negociações e acordos firmados entre Governo, representantes dos trabalhadores e com o deputado Daniel Vilela (PMDB-GO), relator da Medida Provisória nº 680/2015 – que cria o Programa de Proteção ao Emprego (PPE)-, os deputados concluíram a votação do Projeto de Lei de Conversão (PLV) 18/2015 há pouco.

Cooperação UGT:UNI Global – Ricardo Patah, presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT), juntamente com os vice-presidentes Laerte Teixeira da Costa e Lourenço Prado, o secretário nacional de Finanças, Moacyr Pereira e o secretário de Comunicação, Marcos Afonso de Oliveira, se reuniu dia 09, em São Paulo, com Christy Hoffman, secretária Geral da UNI Global, que é a federação sindical que reúne entidades de diversas categorias profissionais dos serviços em 140 países.

Tratado Transpacífico de Livre Comércio: Preocupação global – O acordo, que depende da aprovação nos congressos dos países signatários para entrar em vigor, consiste em uma série medidas que ampliam a comercialização de produtos e serviços, pensando somente na lucratividade e prejudicando a classe trabalhadora. “Existe um mecanismo que permite uma empresa processar um país caso alguma lei faça essa empresa perder lucratividade. Isso impede o país de legislar,” explica Marina Silva, assessora da Secretaria de Integração para as Américas, que também participou do encontro.

UGT na Comissão de Direitos Humanos da CSI – O secretário de Política Social da CSA e vice-presidente da União Geral dos Trabalhadores – UGT, Laerte Teixeira participou no dia 09 ultimo da reunião Comissão de Direitos Humanos e Sindicais organizada pela Confederação Sindical Internacional CSI em São Paulo.

Rumo à Marcha das Mulheres Negras – UGT sedia encontro das centrais sindicais e Inspir (Instituto Sindical Interamericano Pela Igualdade Racial), para traçar ações de atividade sindical racial programadas para a semana da Marcha das Mulheres Negras, que acontecerá de 15/11 a 20/11, em Brasília.

Congresso Estadual de Direito Sindical e Trabalhista – Congresso reúne ministros, juristas, procuradores, lideranças sindicais e especialistas do mundo do trabalho, em Montes Claros/MG, em uma promoção conjunta da União Geral dos Trabalhadores de Minas Gerais (UGT-MG) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Montes Claros.

Cresce o desemprego entre os jovens – O desemprego entre os jovens no Brasil deverá aumentar, assim como a informalidade. O alerta é da Organização Internacional do Trabalho que, em um informe publicado nesta quinta-feira, revela que a desaceleração da economia nacional será sentida pelos jovens até o final da década. O Brasil registrou o segundo maior salto no desemprego de jovens entre as maiores economias do mundo entre 2014 e 2015.

Marcos Afonso Oliveira
UGT Comunicação e Divulgação
comunicacao@ugt.org.br
www.ugt.org.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s