UGT Global nº 177/2016

Boletim de Informações Sindicais Ano 8 nº 177 18 de Janeiro de 2016

Leia neste número:

Mais maldades contra os trabalhadores? – Segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), recém-divulgados pelo IBGE, a taxa de desemprego chegou a 9% no trimestre encerrado em outubro de 2015 – a maior da série histórica iniciada em 2012. Essa situação ameaça todas as conquistas do país na redução da pobreza e a própria sobrevivência da chamada nova classe média. Ricardo Patah, presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores – UGT

Vitória Comerciária em São Paulo – Quinhentos mil comerciários da cidade de São Paulo conquistam reajuste de até 10,33%. Apesar da dificuldade em negociar com os patrões, o Sindicato dos Comerciários de São Paulo conseguiu fechar, na tarde dessa quarta-feira, dia 13, as principais Convenções Coletivas de Trabalho.

Walmart Brasil fecha 60 lojas – O Walmart Brasil, terceiro maior grupo supermercadista do país, anunciou nesta sexta-feira (15) o fechamento de 60 lojas no país e a troca de presidente. A filial brasileira havia se comprometido em dezembro com a UGT (União Geral dos Trabalhadores) a não demitir os funcionários e a transferi-los para outras lojas.

Fórum Social Mundial: 15 anos – A União Geral dos Trabalhadores – UGT, desde sua fundação em 2007, participou de todas as edições do Fórum Social Mundial e estará presente em Porto Alegre de 19 a 23 de janeiro para fazer um balanço de sua participação. No início dos anos 2000, Porto Alegre tornou-se a primeira sede do Fórum Social Mundial, uma reunião de ativistas e militantes de diversas organizações sociais internacionais que se manifestavam contra o neoliberalismo, a globalização, a Alca e a miséria global.

União Geral dos Trabalhadores, Presente! – A UGT, como representante dos trabalhadores das mais diversas categorias profissionais, participará de diversas atividades do Mundo do Trabalho, que contará com a presença de sindicalistas internacionais para trocar experiências e debater a construção de pautas de luta visando soluções para um Planeta melhor. Participará da 19ª Marcha pela Paz, que abrirá o evento. No dia 20/01 conduzirá a atividade: Políticas Públicas para trabalhadores Migrantes e no dia 21/01, o Papel dos Trabalhadores e Uma Sociedade Democrática.

Siemaco e UGT na guerra contra a dengue – Mais de dois mil trabalhadores, entre profissionais da limpeza urbana, agentes da saúde e educacionais reuniram-se durante o lançamento oficial da campanha “Todos Juntos contra a Dengue, Zika e Chikungunya”, lançada oficialmente na manhã dessa quinta-feira (14), no Ginásio do Pacaembu.

VIIº Fórum Mundial de Migrações será no Brasil – Na quinta-feira, dia 14, a União Geral dos Trabalhadores (UGT), recebeu, em sua sede, na capital paulista, o Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC) para reunião preparatória do “VII Fórum Social Mundial de Migrações (FSMM) – Políticas Alternativas frente à Desordem Global”, que será realizado entre os dias 7/07 e 10/07, em São Paulo, e pela primeira vez no Brasil.

Uma economia para o 1% – Em relatório pré-Davos a Oxfam mostra que a crescente desigualdade criou um mundo onde 62 pessoas possuem tanta riqueza quanto a metade mais pobre da população. A Oxfam vai defender em Davos o fim dos paraísos fiscais, argumentando que eles abrigam US$ 7,6 trilhões -3% dos US$ 250,1 trilhões da riqueza mundial, segundo o Credit Suisse.

Marcos Afonso Oliveira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s