UGT Global 179/2016

Boletim de Informações Sindicais Ano 8 nº 179 15 de Fevereiro de 2016

Leia neste número:

Vamos falar de Emprego, Presidenta – Nesta quarta-feira dia 17, a União Geral dos Trabalhadores estará presente na reunião do Fórum de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho e Renda e de Previdência Social em Brasília.  Neste momento o essencial é falar do emprego. Uma das tragédias da progressão do desemprego é que ele está atingindo não apenas os jovens e os trabalhadores recém-ingressos no mercado de trabalho, mas também os chefes de famílias trabalhadoras estão sendo atingidos pelo desemprego. Vamos, neste momento, falar de Empregos, Presidenta. Ricardo Patah, presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores – UGT

Patah condena uso do FGTS em Empréstimo – Ricardo Patah, entrevistado por Heródoto Barbeiro no JR, condenou o uso dos depósitos do FGTS como garantia para empréstimos.  Assista ao vídeo..

Em Brasília, Salaberry defende trabalhadores – Em mais uma ação em prol dos interesses dos trabalhadores, o secretário de Relações Institucionais da União Geral dos Trabalhadores e presidente do Sindicato dos Empregados em Clubes e Federações Esportivas (Secefergs), Miguel Salaberry Filho, foi até o Senado Federal, na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), dizer o que é preciso para resguardar os interesses classistas.

Licença-paternidade de 20 dias vai à sanção de Dilma – O plenário do Senado aprovou na Quarta-feira dia3, a licença-paternidade de 20 dias, em um marco regulatório dos direitos da primeira infância, voltado para as crianças até seis anos de idade.

Iniciativa Global sobre trabalho decente para a juventude – Guy Ryder anuncia Iniciativa Global Juvenil. A Iniciativa Global sobre Trabalho Decente para a Juventude foi lançada na sede da ONU por Guy Ryder, diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), na abertura do Fórum anual da Juventude da ONU.

Desemprego bate no setor de serviços – Um dos últimos pilares de resistência à crise, o setor de serviços administrativos e complementares começou a demitir no fim de 2015 diante da escolha de empresas em reduzir a demanda por esse tipo de atividade. Sem escolha, o segmento – que inclui tarefas de limpeza, vigilância e telemarketing – está mandando para a fila do desemprego pessoas com menor qualificação e remuneração, que podem encontrar dificuldades para se recolocar no mercado de trabalho.

Saneamento é o tema da Campanha da Fraternidade – A Campanha da Fraternidade de 2016 terá como foco a necessidade de saneamento básico para toda a população. A iniciativa foi lançada nesta quarta-feira (10), em parceria entre a CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) e o Conic (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs). O ministro Gilberto Kassab (Cidades) reconheceu que o Brasil “ainda está aquém” da oferta adequada de saneamento básico.

UGT apoia ação do UAW contra Nissan – Na sexta-feira última, dia 05, representantes do United Auto Workers – UAW (Sindicato automotivo norte-americano) estiveram na sede nacional da União Geral dos Trabalhadores –UGT, para tratar de ação sindical contra a montadora Nissan, uma das patrocinadoras oficias dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Nilson Duarte Costa reeleito -Nilson Duarte Costa, presidente da UGT-RJ, foi reeleito presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Pesada (Sitraicp) em eleições que ocorreram nos dias 1º e 2. Com 16.332 votos válidos dos 16.562 trabalhadores votantes a chapa 1 foi reeleita.

Marcos Afonso Oliveira

UGT Comunicação e Divulgação

comunicacao@ugt.org.br

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s