UGT Global 181/2016

Boletim de Informações Sindicais Ano 8 nº 181 15 de Março de 2016

Leia neste número:

Uma Luz no fim do Túnel – O agravamento da crise política, que se sobrepõe à crise econômica e torna difícil a busca de soluções para a solução desta mesma crise econômica, impõe às forças vivas do país a busca urgente de uma solução. A UGT acredita que vamos encontrar uma saída. O Brasil é maior que a crise. Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores – UGT

Mulher com Vida 2016 – A Zona Leste de São Paulo recebeu o maior evento de todos os tempos para a celebração do Dia Internacional da Mulher.  O Mulher ComVida reuniu mais de 100 mil pessoas no Parque do Carmo, no domingo, dia 6. Uma ação social da União Geral dos Trabalhadores (UGT) e do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, que tem como objetivo homenagear as mulheres e conscientizar a sociedade sobre a importância dos seus direitos, alertando contra qualquer tipo de discriminação e de violência contra a mulher.

Dia Internacional da Mulher exige uma reflexão – Segundo a Fundação Getúlio Vargas, se for mantido o estágio atual, as mulheres ganharão o mesmo que os homens somente em 2085! Uma das razões da diferença entre os salários é que, para a mulher, conseguir um emprego é mais difícil do que para um homem. A dupla jornada também atrapalha. Não há como negar. A mulher acaba trabalhando mais que o homem, mas recebe menos por isso, ainda que tenha melhor nível educacional. Enilson Simões de Moura – Alemão, vice-presidente nacional da UGT

Em Tempo de Crise – 1º de Maio da UGT busca alternativas para minimizar o sofrimento do trabalhador. Pelo terceiro ano consecutivo, a União Geral dos Trabalhadores (UGT) entendeu que 1º de Maio é pensar no trabalhador dentro de uma conjuntura social, econômica e política. Entre os dias 25 e 26 de abril, no Novotel, em SP, a UGT, em parceria com a Unicamp (Cesit), realizará o seminário: “Trabalhadores e Trabalhadoras em Tempos de Crise: Construindo Alternativas”.

IIIº Congresso da Confederação Sindical das Américas – A Confederação Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras das Américas vai realizar o seu Terceiro Congresso Sindical Ordinário entre os dias 26 e 29 de Abril no Centro de Convenções do Hotel Holiday Inn Parque Anhembi, em São Paulo.

IV Conferência Nacional de Gênero, Raça e Juventude – A Secretaria da Mulher, Secretaria da Diversidade Humana e Secretaria da Juventude da UGT Nacional, irão realizar a “IV Conferência Nacional de Gênero, Raça e Juventude da UGT”, nos dias 10, 11 e 12 de Abril de 2016, no Hotel Dayrell & Centro de Convenções, sito a Rua Espírito Santo, 901 – Centro – Belo Horizonte/Minas Gerais.

IndustriALL apoia luta dos trabalhadores da Nissan – Faça Melhor, Nissan – Marino Vani, secretário geral da IndustriALL Global Union América Latina y el Caribe, declara o apoio da entidade aos trabalhadores da Nissan. Ele afirmou, durante reunião no Rio de Janeiro, que o espírito de união global é o futuro do movimento sindical e reiterou a responsabilidade do Comitê Rio 2016 diante das atitudes antissindicais da montadora. “Não viemos aqui para denunciar as Olimpíadas, viemos para pedir ajuda e respeito”, explica Vani.

Mulheres no Trabalho Tendências 2016 – O relatório da OIT “Mulheres no Trabalho: Tendências de 2016” examinou dados de até 178 países e conclui que a desigualdade entre homens e mulheres persiste em um amplo espectro do mercado de trabalho global. Além do mais, o relatório mostra que, ao longo das duas últimas décadas, progressos significativos realizados pelas mulheres na educação não se traduziram em melhorias comparáveis nas suas posições de trabalho.

Marcos Afonso Oliveira

UGT Comunicação e Divulgação

comunicacao@ugt.org.br

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s