UGT Global 183/2016

Boletim de Informações Sindicais Ano 8 nº 183 14 de Abril de 2016

Leia neste número:

Compromisso da UGT para a saída da crise – Os trabalhadores enfrentam um momento de desalento e sem perspectivas.  A economia encolheu mais de 10% e o desemprego caminha para atingir cerca de 12 milhões de trabalhadores até o fim do ano. A economia não funciona mais. Os índices são todos negativos. O PIB perdeu 3,8% em 2015 e deve diminuir mais 3,7 % em 2016. Já foram fechadas 4.451 indústrias só no Estado de São Paulo e cerca de 100 mil lojas no país, em 2015.

A UGT entende que o futuro próximo exige  – I) Reforma política e partidária, através de Assembleia Nacional Constituinte exclusiva, negociada amplamente com a sociedade civil organizada;

Em discussão: Gênero, Raça e Juventude – A União Geral dos Trabalhadores (UGT) iniciou neste domingo (10) a IV Conferência de Gênero, Raça e Juventude da Central, reunindo sindicalistas e militantes do setor de diversos estados da federação para debater o que, ao longo dos anos, já foi conquistado, fazer um balanço dos problemas ainda existentes e fortalecer as questões de gênero, raça e juventude nas secretarias ugetistas.

Em Defesa da Liberdade Sindical – Metalúrgicos da planta da Nissan localizada no estado norte-americano do Mississipi receberam o apoio de colegas brasileiros na luta pelo direito de organizarem o seu sindicato. Eles foram ouvidos em audiência pública nesta segunda-feira (11) na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e descreveram arbitrariedades cometidas contra trabalhadores da montadora, que é uma das patrocinadoras das Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro.

Denunciadas na CDH as práticas antissindicais da Nissan – Segundo os sindicalistas, a montadora Nissan viola princípios e normas internacionais sobre direitos trabalhistas ao obstruir a sindicalização de trabalhadores de sua fábrica de automóveis no estado do Mississipi, nos Estados Unidos.

Piso Salarial Nacional dos Comerciários – A intensa agenda cumprida pelo presidente nacional da UGT, Ricardo Patah, na capital mineira, em 04/04, foi encerrada em reunião com a diretoria de base do Sindicato dos Empregados no Comércio de Belo Horizonte e Região Metropolitana (SECBHRM), realizada no auditório Carlos Alberto da Silva, ex-presidente e atual diretor de Patrimônio da entidade, presente na ocasião.

UGT contra aprovação do PLC 257/2016 – A UGT-MG, por intermédio da Secretaria do Servidor Público, se mobiliza pela não aprovação do PLC 257/2016, por considerar se tratar de mais um golpe contra os servidores públicos.

Daniela Mercury em vídeo da ONU – Veja a Campanha da ONU Livres & Iguais em ação, conhecendo os bastidores do ativismo do casal Daniela Mercury e Malu Verçosa Mercury.

Marcos Afonso Oliveira

UGT Comunicação e Divulgação

comunicacao@ugt.org.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s