UGT Global 184/2016

Boletim de Informações Sindicais  Ano 8  nº 184    1º de Maio de 2016

 

Leia neste número:

Primeiro de Maio: UGT debate o Brasil – A União Geral dos Trabalhadores (UGT) comemorou o Dia Internacional dos Trabalhadores debatendo os problemas do Brasil com o seminário “Trabalhadores e Trabalhadoras em Tempos de Crise: Construindo Alternativas”. O evento aconteceu em São Paulo, no Novotel, nos dias 25 e 26 últimos, numa parceria com a Unicamp (CESIT). Canindé Pegado, secretário-geral da UGT, ressaltou a importância dos debates ocorridos para essa nossa época de crise, “por prover os representantes dos trabalhadores presentes de informações e análises que permitam a cada um ficar atualizado com o cenário de hoje no Brasil, ajudando a contribuir com o futuro do Brasil”.

Os trabalhadores e os 100 anos do Samba – A Avenida Paulista deu passagem aos bambas do samba brasileiro: foi inaugurada a exposição fotográfica Os Trabalhadores e os 100 Anos do Samba, na manhã deste domingo, 1º de maio, em frente ao Conjunto Nacional, em São Paulo. A mostra faz parte da comemoração do Dia Internacional dos Trabalhadores promovida pela União Geral dos Trabalhadores (UGT).

Indústria espera mudança na legislação trabalhista – Representantes do setor industrial apresentaram dia 27 ao vice-presidente da República, Michel Temer, um conjunto de 38 propostas para os próximos dois anos caso a presidenta Dilma Rousseff seja afastada pelo Congresso. Segundo o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, entre as sugestões estão mudanças nas legislações trabalhistas e previdenciária, alteração na política cambial, refinanciamento de dívidas das empresas e desburocratização.

3º Congresso da Confederação das Américas – Com a participação de 500 delegados, representando 40 países das Américas, a Confederação Sindical das Américas (CSA) realizou o seu 3º Congresso de 26 a 30, em São Paulo tendo como tema central a democracia, direitos e mais e melhores empregos.

Dia Mundial em Memória das Vitimas do Trabalho – O dia 28 de abril lembra, em todo o mundo, as vitimas dos acidentes de trabalho. Minas Gerais, que foi palco do maior acidente do trabalho do Brasil – o acidente de Mariana, homenageou as vítimas do rompimento da barragem de rejeitos minerais de Fundão, na unidade industrial de Germano, com audiência pública promovida pela Assembleia de Minas Gerais (ALMG) na cidade.

Presidente da UGT representa o Brasil em seminário mundial sobre o mundo do trabalho – Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT) participará do seminário mundial “Desenvolvimento sustentável e o futuro do trabalho no contexto do Jubileu da Misericórdia”, que acontece entre os dias 02 e 05 de maio, em Roma, na Itália, e terá na figura do líder ugetista, o representante brasileiro do evento.

Trabalhadores Paranaenses de Cooperativas – Mais de 3500 cooperários e cooperárias participaram ativamente do encontro, que é um dos maiores congressos de trabalhadores em nosso estado, e que teve como tema “A Força do Trabalho que Transforma o Agronegócio no Paraná”.

ONU contra o Trabalho Escravo – A manutenção do conceito atual de “trabalho escravo” e a reativação da chamada “Lista Suja” estão entre as recomendações feitas pelo Sistema ONU no Brasil para evitar retrocessos.

Marcos Afonso Oliveira

UGT Comunicação e Divulgação

comunicacao@ugt.org.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s