UGT Global 198/2016

Boletim de Informações Sindicais, Ano 9, nº 198 – 30 de Novembro de 2016

Leia neste número:

Trabalhadores na Luta – Trabalhadores mostram união em ato na defesa dos direitos e contra as reformas. No dia nacional de paralisações convocado de forma unitária pelas centrais sindicais os trabalhadores mostraram que estão unidos na defesa dos direitos e na luta contra as reformas que colocam em risco as conquistas sociais.

SIEMACO São Paulo também presente – O Siemaco SP (Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio em Conservação e Limpeza Urbana e Áreas Verdes de São Paulo), entidade filiada à UGT, também marcou presença nos protestos e foi às ruas se manifestar em defesa dos direitos laborais. Nas garagens, as equipes da Limpeza Urbana ergueram faixas “em defesa do emprego e pela redução da jornada de trabalho sem redução salarial”; “em defesa da aposentadoria e contra a reforma da previdência” entre outras.

Trabalhadores dizem não à retirada de direitos: Em Minas centrais saem às ruas de BH – A Praça Sete, no coração de Belo Horizonte, foi tomada por bandeiras de todas as cores na manhã de sexta-feira, 25 de novembro. As centrais sindicais de Minas atenderam ao chamado nacional e, de forma unificada, ocuparam as ruas da capital.

UGT-PE contra a PEC 55 e Reformas do Governo – As paralisações nacionais no último dia 25 (sexta-feira) reuniram milhares de trabalhadores em todo o País mostrando sua força contra a PEC 55 que tramita no Senado que, se for aprovada, limitará os gastos públicos por 20 anos, desconsiderando outros fatores como aumento e demanda populacional, necessidade de aumento do PIB, dentre outros. Também, as reformas previdenciária e trabalhista são objeto de protesto pelas centrais.

UGT Rio Grande do Sul vai às ruas contra PEC  – Na manha de sexta-feira, dia 25, a  União Geral dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul, liderada pelo seu Presidente Paulo Barck,  participou de forma ativa das atividades do Dia Nacional de Luta e Paralisações, colocando na rua sua militância, para se contrapor ao Ajuste Fiscal (PEC/55) proposto pelo Governo Federal que em linhas gerais trará uma série de prejuízos aos trabalhadores.

Sindicato União contra a PEC 55/2016 – “Os servidores do Judiciário Paulista não são culpados pela crise no país”, afirma Wagner Souza, Presidente do Sindicato União.

Carta de Florianópolis aprovada na 4° Plenária Nacional Comerciária da UGT – Os dirigentes sindicais comerciários presentes à 4ª Plenária Nacional, realizada de 23 a 25 de novembro, em Florianópolis, Santa Catarina, após três dias de intensos debates apresentaram a carta que é fruto de todo o processo de discussão em torno dos problemas apontados durante as palestras e apresentações que foram ministradas.

Centrais cobram dos EUA cumprimento de metas – Nessa sexta-feira, dia 18, penúltimo dia da Conferência do Clima COP22, a movimentação foi sobre a preocupação em torno da ameaça de Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos, em dificultar internamente a realização das metas definidas de redução de carbono.

Centrais defendem leniência contra desemprego – As centrais sindicais divulgaram nota conjunta em que defendem a regulamentação de acordos de leniência para que as empresas envolvidas na Operação Lava Jato possam manter suas operações e estancar o processo de extinção de postos de trabalho. No texto, as entidades analisam os impactos das investigações no mercado de trabalho e mostram que, desde que a operação foi deflagrada, no início de 2014, 87 mil postos de trabalho foram desativados em 29 empresas do setor de infraestrutura.

Protesto cobra punição dos mandantes da chacina de Unaí – A Delegacia Sindical do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho em Minas Gerais, com o apoio das centrais sindicais, entre as quais, a UGT-MG, realizou na manhã desta segunda-feira, 21/11, ato público na praça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), seguida de caminhada até o prédio da Justiça Federal, ambos no bairro Santo Agostinho, na região Centro-Sul da capital mineira.

UGT-RJ na celebração do Dia da Consciência Negra – A União Geral dos Trabalhadores do Rio de Janeiro (UGT-RJ), através da Secretaria da Diversidade Humana, participou, no último domingo, 20, da celebração do Dia da Consciência Negra. Tradicionalmente realizada com a lavagem no Busto de Zumbi dos Palmares, a manifestação lembrou os 30 anos de construção do monumento, na Praça XI.

Políticas ativas de mercado de trabalho na América Latina – Sumário executivo de um relatório que apresenta a primeira análise sistemática sobre as Experiências exitosas em Políticas Ativas de Mercado de Trabalho (PAMT) na América Latina e no Caribe, e avalia sua efetividade com relação à melhora das condições sociais e do mercado de trabalho.

Marcos Afonso Oliveira

UGT Comunicação e Divulgação

comunicacao@ugt.org.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s